Resumo Encenado no Início da Peça Teatral e Teleteatro "O Presidente Negro". Escrevendo a Adaptação do Romance de Monteiro Lobato.

 



O Presidente Negro

1- Sala de estar do personagem Ayrton Lobo, a quem o romance "O Presidente Negro", foi ditado por miss Jane.

Cenário com painel de flores ao fundo, praticáveis (cubo e paralelepípedo)  com TV e vídeo e um para sentar, microfone em pedestal e caixa de som amplificada. 

Entra Ayrton Lobo, de camiseta e bermuda. Liga a TV. Aparece a abertura de "O Presidente Negro".

Senta-se no chão. Dirige-se ao público:

Eu sou Ayrton Lobo, ex-representante comercial da Sá, Pato & Cia.. Meu sonho era ter um Ford e, com a klaxon, dizer a todos "arreda", ao passar com o meu automóvel, correndo.

Foi em visita a um cliente pelos lados de Friburgo que, distraído com a linda paisagem, em dia admirável, estando na velocidade máxima de 60km/h, saí da estrada e caí em precipício.

Acordei no castelo. Assim chamado mais pela imponência da construção e, também, pelo tamanho do terreno que pelas formas. Chamava a atenção a torre metálica.

Fui socorrido pelo proprietário, o professor Benson, um velhinho apontado a mim na fila do banco como homem rico. Nunca perdera na bolsa de valores!

Ao saber do meu Ford destruído, preferi ter perdido o braço àquilo. Meu salário fora dobrado e, na firma, a consideração comigo aumentou.

Dias depois, pedi ao professor para me arrumar um emprego com ele. Tinha tantos ali...

O professor disse ter empregados suficientes, mas faria de mim seu confidente, embora preferisse alguém mais sábio.

Diante do professor e de sua filha, miss Jane, eu me sentia mesmo bastante medíocre. 

Miss Jane!

Apaixonei-me por ela imediatamente!

Linda e Inteligente!

Depois de me explicar o funcionamento de sua invenção máxima, o porviroscópio, o professor faleceu.

Consigo levou o segredo da aparelhagem gigantesca que captava a vibração do éter, em um globo transparente, tendo apontado para ele algo parecido com um microscópio. Depois de capturada, certo corte anatômico, como dizia mis Jane, poderia ser acelerado ou atrasado. Séculos poderiam ser mostrados depois de algumas horas!

E foi sobre um desses cortes anatômicos (expressão que sou para mim como quando ouvi "partilhas dobradas" pela primeira vez), que mis Jane propôs-me que eu escrevesse um livro.

O Choque das Raças, ocorrido em 2228, trata da eleição de Jin Roy, O Gênio da Raça, O Titã, líder do Partido dos Negros.

Miss Elvin expressa em seu livro o "Elvenismo", falando de como o macho da mulher não era o homem branco, descendente esse de gorilas (imagine o que não falava dos negros). Isso dividiu as mulheres brancas dos homens brancos, levando à vitória dos negros, nas eleições eletrônicas, onde se soube o resultado, em painel luminoso, depois de algumas horas de encerrado o pleito.  

O presidente Kerlog, líder do Partido dos Brancos e candidato a reeleição, ficou angustiado com a vitória dos negros. 

Miss Astor, adepta do Sabinismo ou Elvenismo, e líder do Partido Feminista, vendo a tragédia da vitória de Jin Roy, abandona o Elvenismo, e alia-se ao presidente Kerlog, vindo, mais tarde, a casar-se com ele.

O presidente Kerlog convoca a Convenção Branca, colocando-a acima da própria presidência. Eram os seis representantes máximos dos segmentos mais importantes do país: comércio...., Letras.

Seus membro aprovam, por unanimidade, a moção Leland.

Mas foi John Dudley, o inventor de 78 inventos e da 8ª cor, quem trouxe a solução prática, para evitar a divisão dos EUA entre um Norte dos brancos e um Sul dos negros, como queria Jin Roy, já que os brancos não reconheciam a contribuição de ambos para a riqueza da nação, preferindo pretender enviar os negros para o vale do amazonas.

Como a eugenia havia dado conta de todas as doenças, inclusive da calvície (com exceção da morte), o jeito seria esterilizar todos os negros, atenuando a lei Owen, através do alisamento dos cabelos, em campanha parecendo a da vacinação contra a varíola. Os negros aderiram em massa ao alisamento porque depois de "descascados", com a despigmentação, seguiam na filosofia de diminuírem os estigmas da escravidão diminuindo a diferença física entre negros e brancos. 

Jin Roy ficou sabendo do crime de eugenia pelo próprio presidente Kerlog. Mesmo admitindo a superioridade de Jin Roy, diz ter agido justificado pelo impulso maior da raça. Jin Roy cai em desespero e aparece morto, no dia seguinte.

Novas eleições eletrônicas são realizadas e, em minutos, novamente, através do painel luminoso, souberam da reeleição de Kerlog, agora marido de miss Astor.

Uma grande estátua foi erguida no jardim da sede do governo, todo florido. John Dudley, o inventor dos raios gama para alisar cabelos, seria lembrado como herói, por muitos anos...

Quanto ao que aconteceu comigo e com miss Jane, minha paixão, conto no final...

CONTINUA

(em processo, sem revisão)

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente) & IA - Inteligência Artificial. Texto.

Texto, Marcações, Trilha Sonora e Ensaio de "O Presidente Negro", Monólogo Teatral Adaptado do Romance de Monteiro Lobato.

Monólogo Teatral Inspirado no Livro "A Evolução da Física", de Albert Einstein e Leopold Infeld. Em Processo.