"São Capitão Maurício e Companheiros e a Política do Cancelamento" É o Novo Documentário Didático de Maurício Menossi Flores.

 

Desenho para estátua de São Capitão Maurício. De Maurício Menossi Flores.


A proposta é realizar um documentário didático, de no máximo 25min, a fim de dissertar como São Maurício, guerreiro de pele negra, foi, primeiro, substituído por um santo branco e, depois, definitivamente apagado, cancelado, como se diz hoje. A Cruzada dos Militares Espíritas, bem como uma igreja em Osasco - SP, juntamente com alguns padres e sites católicos, preservam a sua memória no Brasil. Isso segundo nossas pesquisas, até o momento.

Capitão da Legião Tebaica, foi o primeira santo guerreiro negro católico. Dentre as suas relíquias (lança, espada e esporas), a Lança de Longinus foi a mais cobiçada pelos grandes conquistadores.

Personagem do Padre José de Anchieta, em auto e em poema, teria inspirado a data da Batalha de Curupaiti, durante a Guerra do Paraguai?

Há um antigo colégio militar no Rio de Janeiro com uma estátua do santo negro, porém a figura representada é branca, sendo branqueado, possivelmente, devido à escravização dos africanos. Foi padroeiro da Vila de Vitória. Isso revela como a política do apagamento ou do cancelamento, bem como do branqueamento,  é tradicional. 

São Maurício é o santo padroeiro dos exércitos, dos soldados de infantaria e dos soldados em geral. Ele também é o santo padroeiro dos tecelões e tintureiros, e é invocado contra as cólicas menstruais. Consideramos, ainda, ser padroeiro dos perseguidos, dos partos e dos artesãos. 

Os próprios movimentos negros do Brasil não dão importância para essa história.    

Hoje, é quase totalmente esquecido em nosso país.

Nasce o esboço de roteiro...





😎




https://www.youtube.com/watch?v=0xTFVRi-giQ&t=556s

Continua...

Em processo, sem revisão.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente) & IA - Inteligência Artificial. Texto.

Texto, Marcações, Trilha Sonora e Ensaio de "O Presidente Negro", Monólogo Teatral Adaptado do Romance de Monteiro Lobato.

Monólogo Teatral Inspirado no Livro "A Evolução da Física", de Albert Einstein e Leopold Infeld. Em Processo.